NO CENÁRIO NACIONAL

Músico candiotense se apresenta no programa do Ratinho

O violonista Luciano Fagundes acompanhou Joca Martins no quadro Boteco do Ratinho.

Ratinho diz que pretende abrir as portas para artistas não conhecidos no Brasil inteiro.

Ratinho diz que pretende abrir as portas para artistas não conhecidos no Brasil inteiro.

O programa do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) comandado por Carlos Massa, o Ratinho, da última quarta-feira, 1º, teve alma gaúcha. Música, pilcha, violão, gaita e até chimarrão rolou durante o quadro Boteco do Ratinho, que foi ao ar ao vivo após as 22h30.

Na oportunidade, além da dupla Thaeme e Thiago, do grupo Turma do Pagode, o cantor gaúcho Joca Martins se apresentou no Programa do Ratinho. Acompanhando Joca estava o violonista candiotense Luciano Fagundes, que iniciou sua carreira artística nos palcos do Canto Moleque.

Conforme Ratinho, a iniciativa de levar Joca Martins e seu grupo ao programa é uma maneira encontrada pela sua produção em dar visibilidade nacional a artistas que são sucesso em suas regiões de origem, porém não possuem uma oportunidade para serem conhecidos pelo Brasil inteiro. “Eu sempre tive esta ideia, porque eu também tive oportunidades, e agora nós estamos colocando em prática e por isso que vocês estão aqui”, assinalou Ratinho durante o programa, se dirigindo a Joca, Luciano e o gaiteiro Luciano Sampaio Maia.

Durante o programa, Joca e os músicos executaram duas músicas: Liga esse rádio e o sucesso Eu sou bagual! Também, junto com a Turma do Pagode e Thiago (que é gaúcho e ex-integrante do grupo Tradição) cantaram ‘É disso que o velho gosta’ – que se tornou um hino gaúcho e ficou famosa no Brasil inteiro na voz de Berenice Azambuja.

 

Luciano junto com o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, nos bastidores do programa.

Luciano junto com o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, nos bastidores do programa.

DÁ UM NERVOSO – O músico candiotense conversou com o TP após a participação no programa. Luciano confessou que dá um certo nervoso antes de entrar em cena, pois, segundo ele, é uma grande responsabilidade estar ali, em rede nacional, representando a cultura e a música gaúcha. “Foi uma ótima experiência e também uma ótima recepção de todos lá. Com certeza se essa porta ficar aberta para a nossa música, renderá muitos frutos”, avalia.

O filho do seu Valdemar e da dona Ana Maria analisa que este tipo de oportunidade também é uma forma de outros estados, afora Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conhecerem de fato a nossa cultura, que, conforme ele, as vezes chega de forma distorcida ao centro do país. “Muitas pessoas com certeza tiveram acesso a um tipo de música que não conheciam, porque o que chega para eles não esta a imagem do gaúcho”, assinala.

Por fim, Luciano avalia que a música gaúcha saiu fortificada também onde já é conhecida. “Vai nos ajudar a fortalecer nossa música aqui também, que com a chegada do sertanejo universitário, entre outros ritmos, ficou bem enfraquecida”, pondera.

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://www.pinheiroonline.com.br/musico-candiotense-se-apresenta-no-programa-do-ratinho/" order_type="social" title_text="Comentários do Facebook" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" count_of_comments="2" ]