Patrimônio histórico

Igreja Matriz recebe reformas e embeleza Centro em Pinheiro Machado

A ação contou com muitas doações espontâneas de pessoas do município e também de fora da cidade

Moon Produções

Alline Martins de Oliveira

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, que possui o nome da padroeira do município e tem atividades comemoradas no dia 2 de fevereiro, é uma referência na cidade e está localizada próxima a praça Angelino Goulart, no Centro da cidade.

Baseado em dados históricos, a criação da Capela Curato de Nossa Senhora da Luz teve seu primeiro padre empossado em janeiro de 1852, chamado Ignácio Ferreira de Mello. A primeira capela – fundada em 10 de novembro de 1851, já possuía um povoado, com uma capela e um padre para rezar missa, fazer batizados, casamentos e outros -, foi demolida no início dos anos 1930. Em 1934, o atual templo já estava praticamente todo erigido. A emancipação do município é comemorada em 2 de maio de 1878.

Recentemente, a diretoria observando que o prédio necessita de uma reforma, usou as contribuições do dízimo – que são poucas – e algumas campanhas e promoções para arrecadar fundos. A primeira grande reforma iniciou em 2001, quando foram reformados vitrais, telhado, pintura externa e interna. Em 2010, mais uma vez, a pintura externa foi refeita e agora, em 2018, devido à ação do tempo, o local precisava renovar a pintura. “Com a generosidade do povo, sempre conseguimos alcançar a meta desejada”, contou Noeli D’Avila, integrante da diretoria.

A ação contou com muitas doações espontâneas de pessoas do município e também de fora da cidade. A empresa responsável pela pintura foi a FOL de Oliveira & Cia Ltda, que pertence ao senhor Flávio Omar Luiz de Oliveira, de Bagé.

O custo da reforma, segundo a diretoria, foi de R$ 18 mil. Foram feitas toda a pintura externa e interna, além de reparos de manutenção e colocadas massas nos vitrais.

“Na torre, os pintores acharam problemas de reboco solto, o que nos leva a continuar com promoções e campanhas para ajudar na reforma da torre, o que não estava previsto. A mesma firma fará esse serviço, mas ainda não temos o valor da mão de obra”, disse Noeli.

Além de santuário para missas e celebrações religiosas, a Igreja Nossa Senhora da Luz é um ponto turístico da cidade. Ela permanece aberta de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, horário que recebe visitas de pessoas da cidade, do interior e turistas, com intuito de orar, como também aproveitar para levar recordações através de fotos. “Não temos um livro de visitas que comprovaria o número de visitantes”, finalizou.

Horários das missas

Domingos: 9h30

Quarta-feira: Missa da Saúde, às 18h

Sábados: às 18h30

Ainda são feitas missas na primeira sexta-feira de cada mês, às 18h em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, que recebe toda a coleta.

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://www.pinheiroonline.com.br/igreja-matriz-recebe-reformas-e-embeleza-centro-em-pinheiro-machado/" order_type="social" title_text="Comentários do Facebook" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" count_of_comments="2" ]