especial

Cultivo de oliveiras para produção de azeite cresce na Fazenda Guarda Velha

Segundo a empresa, novos olivais devem ser implantados, chegando, em 2018, à quantidade de 80 mil mudas

O cultivo de oliveiras está em expansão em Pinheiro Machado. As terras locais são potencialmente promissoras para esta cultura, que produzem o Azeite Batalha.

Foi no Sul do país, mais precisamente no município pinheirense, onde a Família Batalha, que tem suas raízes em Portugal, encontrou um terroir extremamente favorável para o cultivo da oliveira, por causa do clima que auxilia na produção e no amadurecimento dos frutos. O plantio possui modernas práticas agrícolas, como a fertirrigação, que garante o equilíbrio nutricional das plantas, assegurando a qualidade superior dos produtos.

Só na safra 2018, onde a colheita foi realizada entre os meses de março e abril, foram processadas 100 toneladas de azeitonas com um rendimento médio de 15%, totalizando 15 mil litros de azeite. A região de Pinheiro Machado está zoneada como área apta para a cultura da oliveira. Segundo a empresa, novos olivais devem ser implantados, chegando, em 2018, à quantidade de 80 mil mudas.

Os solos do município em conjunto com o clima são vocacionados para culturas permanentes. Além da oliveira, a fruticultura é uma das maiores potencialidades da terra. Para a safra de 2019, a previsão é triplicar a quantidade processada, chegando a 300 toneladas de azeitonas.

Sobre o Azeites Batalha

Obtido a partir de azeitonas frescas, o Azeites Batalha proporciona, a partir do processo cuidadoso desde a colheita, uma experiência na elaboração de diferentes tipos de preparações gastronômicas. As etapas de produção conferem índices de acidez menores que 0,2%, indicando produtos de alta qualidade.

Azeite Extravirgem Batalha Frutado

Variedades utilizadas: Elaborado com azeitonas arbequina, recebe uma pequena adição de outras variedades como arbosana, picual e frantoio, que propiciam uma maior estabilidade e pungência.

Aromas e sabores: Frutado suave, toques maduros, com notas de maçã e banana, com aromas herbáceos de grama cortada e tomate. Na boca, percebe-se um suave amendoado, ligeiramente amargo e um leve toque picante no final.

Harmonização: Ideal para a elaboração de pratos com intensidades suaves, como saladas de folhas verdes, capreses, tomates, risotos de legumes, pizzas de muçarela, peixes delicados, carnes brancas, finalização de sopas, queijos suaves (ricota, gruyère, gouda e emmenthal), frutas e sobremesas. Apresenta boa adequação para a elaboração de azeites aromatizados.

Azeite Extravirgem Batalha Intenso

Variedades utilizadas: Elaborado com um blend de azeitonas com características intensas e marcantes, como picual, frantoio, arbosana e coratina, que propiciam uma boa estabilidade e um excelente equilíbrio entre suas qualidades de aromas, sabores e pungência.

Aromas e sabores: Frutado intenso, com aromas ricos de frutas e vegetais como tomate maduro, maçã verde e banana, e notas aromáticas de manjericão e salsa. Na boca apresenta uma complexidade de sabores, com toques de tomate, pimenta preta e alcachofra. O amargo e picante são marcantes e equilibrados, com boa persistência final.

Harmonização: Ideal para a elaboração de pratos com intensidades entre médias para intensas, como bruschettas de tomate, saladas de folhas amargas, espinafre, preparação de molhos de tomate para massas, pizza de calabresa, presuntos crus, carpaccios, mariscos, paellas, carnes grelhadas, cordeiros, bacalhau, queijos maduros (parmesão, reino e provolone) e queijos azuis (gorgonzola e roquefort).

A conveniência de ter sua indústria junto à plantação das oliveiras faz com que o tempo entre a colheita e a extração do azeite seja bem reduzido, assegurando a baixa acidez e o frescor do produto. O controle rígido desde o plantio até a colheita, extração e envasamento, assim como a assessoria de mestres catadores reconhecidos internacionalmente, fazem um produto diferenciado que agrada aos paladares mais exigentes.

Prêmios

Veja os prêmios conquistados pelo Azeite Batalha em competições internacionais:

Argentina

– OLIVINUS 2017 – Concurso Internacional de Aceite de Oliva en Latinoamerica

Categorias

– Gran Prestigio Oro

– Mejor Diseño y Packing

– Seleccionado por los Niños

Brasil

– 1LA 2017

Guia de Azeites do Brasil

Espanha

– FERCAM 2017

Categoria Internacional

1º lugar – Melhor Azeite Estrangeiro

Itália

– FLOS OLEI 2016

– FLOS OLEI 2018

Selecionado como um dos 500 melhores Azeites de Oliva do Mundo.

[wpdevart_facebook_comment curent_url="http://www.pinheiroonline.com.br/cultivo-de-oliveiras-para-producao-de-azeite-cresce-na-fazenda-guarda-velha/" order_type="social" title_text="Comentários do Facebook" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" count_of_comments="2" ]